Gostaria de começar essa postagem, homenageando um poeta que declamou a linda frase que deu nome ao post. "O jardineiro é Jesus e as arveres somos nozes" se você não ouviu esse video/audio, ou não é deste planeta, busque no youtube. E lembrando dessas belas palavras enquanto caminhava, decidi postar algo sobre a natureza. Ah natureza cafelandense que tanto me encanta, suas árvores, suas plantas, seus pingo d'ouros queimados pela geada, aquela raiz de árvore atingida por um raio no meio da praça. What? Como assim? Bom, todos já devem ter visto aquilo, ou até mesmo parado pra ler o que esta escrito na placa (ou estava pois as pessoas que se acham espertas e fodas dobraram) em formato de bife do Tom & Jerry (quem tem mais de 15 primaveras sabe do que estou falando). Enfim, tendo eu muita destreza me desloquei até a nossa Praça Brasília para averiguar os factos daquela simpática raiz de Peróba Rosa (Aspidosperma polyneuron)* , ao ler a placa constatei que estava escrito o seguinte texto "A árvore desse toco caiu com o venaval e granizo em 12 de maio de 2002. É uma árvore centenária" Questiono. E DAI? Precisava por no meio da Praça?
E um facto muito curioso me chamou a atenção. A ARVERES ESTÁ BROTANDO DENOVO! Isso mesmo, vide que temos um pequeno caule com folhas se formando dentro do tronco apodrecido como mostra a foto mentira, a foto ficou muito escura.
Peroba-rosa é um dos nomes comuns da espécie Aspidosperma polyneuron.
Árvore brasileira caducifólia, de desenvolvimento lento, de madeira dura, que chega a atingir de 20 a 30 m de altura com o tronco ereto o que lhe confere a categoria de madeira de corte.
Tem folhas elípticas. As fl*ores são esbranquiçadas ou esverdeadas. Apresenta folículos clavado-oblongos.
Nativa da floresta clímax, mas que também pode ser encontrada em formações vegetais abertas, a peroba fornece madeira de cor rosa, embora conste outro tipo de tonalidade alaranjado. Ocorre nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rondônia.
boooom , o temporal , pra começo de conversa, foi em 2004, vemos assim, atenção que se dá aos "factos" acontecidos em nossa magnífica cidadezinha....
ResponderExcluir